13 janeiro 2006

O que é Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)

O organismo dispõe de duas circulações. A grande, em que o sangue circula pelos diversos órgãos, e a pequena, onde o sangue circula do coração para os pulmões, e volta. Quando se usa o termo hipertensão arterial, está se referindo ao aumento da pressão na grande circulação, que irá gerar conseqüências para o lado esquerdo (ventrículo esquerdo) do coração, que terá que trabalhar contra uma resistência aumentada. Já a hipertensão arterial pulmonar gera conseqüências para o lado direito do coração. Não é fácil detectar a hipertensão arterial pulmonar.


O papel do coração é enviar oxigênio ao organismo; este é captado nos pulmões. Durante esforços físicos, os músculos exigem maiores quantidades de oxigênio. O organismo se adapta a esta maior necessidade de oxigênio aumentando o volume de sangue que flui através dos pulmões, por aumento do débito cardíaco. Para permitir isto, as artérias pulmonares se dilatam, graças à sua maior flexibilidade, em comparação às artérias do restante do corpo.


Na hipertensão arterial pulmonar, a pressão do sangue nas artérias pulmonares se eleva acima dos níveis normais, pelo espessamento da parede das artérias e pela contração dos músculos situados em sua parede. Em muitos casos, o que resulta nesta elevação não é aparente. Com a perda da flexibilidade dos vasos, o ventrículo direito precisa trabalhar mais para fazer o sangue circular pelos pulmões. A pressão média da artéria pulmonar é de 14 mmHg. O diagnóstico de hipertensão arterial pulmonar é feito quando a pressão média da artéria pulmonar, no paciente em repouso, se eleva acima de 25 mmHg.